Ministro determina afastamento de governador do Tocantins, alvo da PF

Relator Mauro Cambell quer afastamento de Mauro Carlesse por seis meses; decisão será submetida ao plenário do STJ; secretários também são alvos.

O ministro Mauro Campbell, do STJ, determinou o afastamento por seis meses do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (foto). A decisão ainda será submetida ao plenário da Corte. O político é investigado por participação em esquema de corrupção e obstrução de investigações.

Mais de 250 agentes da Polícia Federal cumprem agora de manhã mandados de busca e apreensão em endereços de investigados, inclusive no apartamento do governador em Palmas e no sede do Governo.

São duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução dessas investigações. Também são alvos da PF os secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa, e de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresmim.

"As investigações, iniciadas há quase dois anos, reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados. Além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das instituições públicas", informou em nota o STJ.