Ministro dos Transportes, Renan Filho, garante que a ponte sobre o Rio Araguaia, em Xambioá (TO) que liga a São Geraldo (PA), será inaugurada ainda em

O anúncio foi feito durante a audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Regional e de Serviços de Infraestrutura .
"Não há falta de recursos. As obras estão bem próximas a 80% e nós vamos concluir esse ano. Lançamos o plano dos primeiros 100 dias de governo e, até o final dos 100 dias, faremos o plano de 2023, com todas as entregas distribuídas por mês, quando anunciaremos a data de entrega da ponte de Xambioá/São Geraldo ", afirmou o ministro.
Com 1,7 mil metros de extensão, as obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153/PA/TO - divisa dos estados de Tocantins e Pará – estão 80% executadas. O empreendimento, demanda antiga dos dois estados, vai interligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). O custo estimado é de R$ 193,1 milhões.
O empreendimento contará com 1.727 metros de extensão e será a maior ponte que liga os estados. Na fase atual da obra, já foram executados blocos de coroamento (em linha d’água) e blocos de coroamento (em terra), além de 93,70% dos pilares.
Atualmente, os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do Rio Araguaia só podem fazer o trajeto por meio de balsa. A conclusão da ponte garantirá que o percurso seja feito com mais segurança para os usuários da rodovia.
A construção da ponte na rodovia vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, uma vez que facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.