Primeiro dia da Marcha dos Vereadores do Tocantins é marcado por muito aprendizado e troca de experiências

Com o tema em favor do fortalecimento do legislativo municipal, a 1ª Marcha dos Vereadores do Tocantins, promovida pela União dos Vereadores do Tocantins (UVET), teve um primeiro dia muitas participações e troca de experiências entre parlamentares e dezenas de autoridades tocantinenses.

O evento, que segue até esta sexta-feira, 21, reúne vereanças de todo o estado para palestras, debates e articulações políticas, reforçando a importância da capacitação dos vereadores para uma atuação eficiente e transparente. 

O presidente da UVET, vereador Enoque Neto (Republicanos), comemorou a presença expressiva dos parlamentares. "O vereador capacitado vai realizar um grande trabalho na sociedade, e a UVET tem esse objetivo de criar essa unificação, essa aproximação entre os parlamentares do nosso Tocantins", destacou o líder da entidade, que também agradeceu o apoio do governo estadual.
 

Governador anuncia sede própria da UVET

Durante a abertura do evento, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reforçou a importância do trabalho !dos vereadores, ressaltando que eles são o primeiro contato da população com o poder público. “Já fui vereador por cinco mandatos e presidente de Câmaras, sei o quanto é importante esse trabalho para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Em um dos anúncios mais aguardados do dia, o governador confirmou a destinação de um terreno para a construção da sede da UVET, nos mesmos moldes da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Além disso, comprometeu-se a viabilizar a aquisição de um veículo para a entidade, garantindo mais estrutura e suporte aos vereadores tocantinenses.

Palestras e debates enriquecem o evento

O evento, realizado no auditório da ATM, trouxe palestras e debates com especialistas sobre temas necessários para o legislativo municipal. O conselheiro Alberto Sevilha, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), destacou o papel da transparência e da integração entre os órgãos públicos. "Estamos trabalhando como parceiros da gestão pública, especialmente dos pequenos municípios, ajudando a evitar erros e falhas com orientação técnica", pontuou.

A programação também contou com a palestra do conselheiro do Severiano Costandrade, abordando a relação entre o Tribunal de Contas e as Câmaras Municipais. Também o especialista Rodrigo Correia falou sobre "Como Resgatar o Protagonismo do Ilustre? Soluções e Inovações para uma Gestão Pública Eficiente", trazendo estratégias para aprimorar a atuação dos vereadores.

A discussão seguiu com o prefeito Enoque Portilho, que palestrou sobre "Harmonia entre os Poderes", destacando a importância da relação equilibrada entre os legislativos e os executivos municipais. O advogado Weslley Samuel Moraes tratou da nova Lei de Licitações, enquanto o contador Tiago Rodrigues de Moraes abordou a transparência na gestão pública. Outros temas discutidos incluíram e-Social, com o contador Marcos Castro, e o uso de bases de dados e urnas eletrônicas, com Marcos Ernilio, da UVET.

Encerramento com futebol solidário

Para encerrar a programação, a UVET promove, nesta sexta-feira, 21, um futebol solidário, reunindo vereadores e autoridades na Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (Astec), em Palmas.