Segurança Pública e Unitins alinham últimos detalhes para a implantação de curso de pós-graduação em Ciência de Dados

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 13, na sede da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, o secretário Bruno Azevedo recebeu o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende e a diretora de Pós-Graduação, Leda Veronica Dantas, para alinhar as tratativas finais sobre a implantação do curso de pós-graduação em Ciência de Dados para a Segurança Pública, voltado a servidores da SSP/TO.
Durante o encontro, o secretário Bruno falou da importância da parceria com a Unitins, destacando a necessidade de que os policiais civis do Tocantins estejam sempre alinhados com as mais modernas técnicas de tratamento de dados e informações, que visem consubstanciar as investigações criminais.
"Nesse sentido, essa pós-graduação, que está em seus trâmites finais para ter início, é uma ótima maneira de promover a capacitação dos policiais civis, que tenham interesse em se especializar em uma área tão sensível quanto importante que é o tratamento de dados, sobretudo, no que tange a prática de crimes cibernéticos, modalidade criminosa que tem aumentado nos últimos anos”, frisou o gestor da SSP.
O secretário e o reitor Augusto Rezende também discutiram as bases de um futuro Termo de Cooperação Técnica que permite aos acadêmicos de Medicina do Campus da Unitins, em Augustinópolis, serem beneficiados com procedimentos médicos legais e atendimentos a população e geral, que possam ser realizados por peritos e médicos legistas, nas dependências dos laboratórios da Unitins.
O reitor da Unitins destacou que essa parceria vai trazer resultados satisfatórios para todos, uma vez que a população será beneficiada em uma das áreas mais demandadas, que é o atendimento médico pericial. Por outro lado, os procedimentos realizados por médicos e peritos em um ambiente de estudo, possibilitarão aos alunos visualizar na prática todo o processo de uma perícia técnica, agregando conhecimento aos futuros médicos.
A superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, apresentou ao reitor da Unitins, os resultados dos estudos realizados pela Segurança Pública no sentido de viabilizar a implantação do curso de Ciência de Dados para a Segurança Pública. Na ocasião, a superintendente agradeceu o empenho da gestão da Unitins, quanto a viabilização do curso.
Ao final do encontro, o secretário Bruno ressaltou a disposição em atender e intermediar as pautas discutidas, reafirmando o compromisso de promover a integração com a Unitins para o fortalecimento das ações da Segurança Pública e da Polícia Civil. “Essas parcerias que estão sendo discutidas com a Universidade Estadual do Tocantins, além de beneficiar nossos servidores, terão grande impacto em toda a comunidade, visto que a expertise que será adquirida durante o curso de Ciência de Dados será aplicada no dia a dia da investigação policial”, destacou.
Por sua vez, o reitor Augusto Rezende se disse muito satisfeito com a reunião, pois foi possível discutir e alinhar ideias e estratégias que permitirão a atuação em conjunto entre a Unitins e a Segurança Pública. “Hoje aqui, conseguimos formalizar a parte final do acordo para a criação do curso de Pós Graduação de Ciência de Dados para a Segurança Pública, que é uma área muito importante para que a Polícia Civil seja mais efetiva em suas investigações policiais. Também acertamos as tratativas para a utilização de espaços e pessoal no âmbito do Núcleo de Medicina Legal de Augustinópolis, que vão possibilitar a interação dos acadêmicos com o trabalho pericial. Desse modo, saio muito satisfeito com o secretário Bruno, que demonstrou total interesse em fazer com que as ideias possam sair do papel e virar realidade”, pontuou.