Araguaína: 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar tem novo comandante

Na manhã desta quarta-feira, 10, aconteceu a cerimônia de Passagem de Comando do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Araguaína, que recebeu o Tenente-coronel Sidimarcos Pereira de Mesquita, em substituição ao também Tenente-coronel Clóvis Carneiro.

“O objetivo principal das mudanças de comando é realmente oxigenar e dar oportunidade a outros militares poderem comandar, e principalmente fazer essa oxigenação. O combatente que precisa estar comandando e depois sonha em ser comandante, chefe do Estado-Maior ou Comandante-Geral, precisa passar por vários setores e comandar o máximo possível de regiões, companhias, pelotões, batalhões, e outras unidades para poder ter essa experiência de onde passou, pois quando chegar aos cargos superiores terá conhecimento de cada área que passou. Então a gente faz essas mudanças de comando dando oportunidade ao que já fez, e àqueles que pretendem também, a ideia é fazer essa oxigenação”, explicou o Comandante-Geral, Coronel Ornelas.

Além da cerimônia da passagem de comando, houve a inauguração do mural “Bombeiro Herói”, com o objetivo de homenagear todos os Bombeiros Militares que passaram pelo Batalhão, e de um container de treinamento para combate a incêndio estrutural. A Chefe do Estado-Maior do CBMTO, Coronel Andreya de Fatima Bueno, representou o comando da instituição durante a cerimônia.

“Tivemos a oportunidade de acompanhar a passagem de comando do Comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Araguaína. Assume o Tenente-coronel Sidimarcos, que deixou no dia anterior o comando da 4º Companhia de Colinas, com promessa de muito trabalho, de acordo com aquilo que a gente conhece do trabalho que ele fez na unidade anterior. Sai e deixa o comando o Tenente-coronel Carneiro, depois de 4 anos à frente da unidade. Ao TC Carneiro, nossa gratidão, nossos agradecimentos por todo trabalho desenvolvido junto a troca e junto à comunidade de Araguaína.  Desejo sucesso para a nova missão que ele vai assumir. E também tivemos a oportunidade de participar da inauguração do mural “Bombeiro Herói”, que ficou muito bonito, valorizando a unidade, e ainda de mais um container de treinamento para combate a incêndio estrutural, com isso teremos três, um em Palmas, um em Gurupi, e um em Araguaína, possibilitando alavancarmos e muito os nossos treinamentos na área de combate a incêndio”, ponderou Coronel Andreya.

Por 3 anos e 9 meses no comando do 2 Batalhão de Araguaína, TC Clóvis Carneiro encerrou o ciclo com sensação de dever cumprido. “Araguaína sempre foi um objetivo pessoal e profissional pra mim, visto que sou nascido aqui, e criado em Palmas. Em 2019 houve a oportunidade de transferência, eu solicitei Araguaína, mas fui para Colinas. Em abril de 2020 devido a necessidade de movimentação então eu vim para Araguaína, maior cidade do Estado e por aqui fiquei 3 anos e 9 meses. Por ser uma cidade grande, possui alguns desafios, mas conseguimos muitas parcerias com o município e a iniciativa privada. Tivemos muitos legados, reforma do prédio, construção do auditório, realização de treinamentos, simulados, cursos, e hoje, na passagem de comando, inauguramos um mural em homenagem a todos os Bombeiros Militares que aqui passaram, e um contêiner, que juntamente com o auditório, é uma estrutura a mais para treinamentos e cursos, deixando a unidade habilitada para promover mais desenvolvimento para a tropa”, orgulha-se TC Clóvis Carneiro.

Perfil Novo Comandante

A partir de agora, Araguaína fica sob o comando do Tenente-coronel Sidimarcos Pereira de Mesquita, que possui experiência como comandante da 1ª Companhia de Araguaína,  5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar - 5ª CIBM em Araguatins/TO e 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar - 4ª CIBM em Colinas/TO.
Natural de Araguaína, TC Sidimarcos realizou o Curso de Formação de Soldados pelo CBMTO e o Curso de Formação de Oficiais pelo CBMPB. Graduado em Segurança Pública, com Especialização em Gerenciamento de Segurança Pública, possui os cursos: Curso de Atividades Técnicas, Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio e Estágio de Salvamento Aquático.