Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins é destaque na reunião do CES-TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou na quinta-feira, 20, da 314ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO). Participaram do encontro no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO), conselheiros; Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO); Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e demais representantes da sociedade civil.

Na ocasião, algumas das temáticas debatidas e apresentadas foram: o evento de promoção ao cuidado dos profissionais da saúde; a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins, que será realizada entre os dias 02 de abril a 11 de junho; a publicação da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde 2025, no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) e o Incentivo Temporário à Atenção em Oftalmologia nos Municípios.

Com a temática “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”, a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Tocantins irá ser realizada em duas etapas, a estadual e a macrorregional. Será realizada em 06 cidades tocantinenses, visando a participação presencial dos profissionais de saúde. 

A etapa macrorregional ocorrerá nas seguintes regiões: Bico do Papagaio - Augustinópolis dia 02 de abril; Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia - Araguaína no dia 04 de abril; Ilha do bananal - Gurupi em 06 de maio; Sudeste - Dianópolis no dia 08 de maio; Cantão, Capim Dourado Amor Perfeito - Paraíso em 13 de Maio. Já a etapa estadual será realizada nos dias 10 e 11 de junho, em Palmas.

O presidente do CES-TO, Raimundo Moraes afirmou que, “nós convidamos desde já, todos os trabalhadores para participar dessa conferência, porque vamos discutir temas importantes com foco na saúde do trabalhador e da trabalhadora tocantinense. Esse vai ser um momento para dar voz para esses profissionais que tanto se doam em prol do restabelecimento da saúde da população”.

A conferência vai ser um fórum importante para avaliar e estabelecer diretrizes para as nossas políticas de trabalho na saúde pública. Embora o trabalho seja fundamental para bem-estar e a subsistência, ele também pode representar um risco para a saúde, então vai ser muito importante para assegurar que todos os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho seguro e digno”, relatou a conselheira do CES-TO, representante do Sindicato dos Enfermeiros do Tocantins (SETO), Sara Jane Guimarães Mantovani.

Acesso à saúde

Com objetivo de atender as necessidades dos municípios tocantinenses que possuem menos acesso aos serviços especializados em oftalmologia, foi apresentada e aprovada na reunião, a proposta de Incentivo Temporário à Atenção em Oftalmologia nos Municípios. A ação atenderá serviços especializados em oftalmologia como, consultas, procedimentos cirúrgicos, exames complementares de diagnóstico e tratamento. 

Além das fundamentações legais, o repasse está alinhado com as diretrizes norteadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Tocantins; o planejamento estratégico da SES-TO; o Plano Estadual de Saúde e o Plano Plurianual (PES e PPA 2024-2027). A iniciativa irá contribuir para ofertar assistência ambulatorial e hospitalar integrada e regionalizada à população pelo SUS e os municípios beneficiados deverão registrar a produção dos procedimentos cirúrgicos realizados na Base de Dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS).

A disponibilidade orçamentária e financeira para o Incentivo Temporário à Atenção em Oftalmologia nos municípios é de R$12 Milhões proveniente de recursos do Tesouro Estadual para atendimento de cirurgias eletivas de oftalmologia, que compreendem procedimentos ambulatoriais de consultas, exames pré e pós-operatórios e cirurgias, que não estão contemplados no Programa de Cirurgias da Portaria Nº 635/2024/SES/GASEC, de 02 de julho de 2024, DOE-TO Nº 6602, que Institui o Programa Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames e Consultas Especializadas e dá outras providências.

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto apresentou a proposta aprovada na reunião. “O objetivo do incentivo é a descentralização de recursos para a ampliação da oferta de atendimentos em oftalmologia, no âmbito municipal. O cenário atual provoca a necessidade de intervenções com ações coordenadas para melhorar e facilitar o acesso da população a serviços de assistência médica especializada em oftalmologia. Deste modo, é imperioso disponibilizar recursos adicionais para a realização de cirurgias oftalmológicas no Tocantins, de forma a permitir ampliar o acesso da população a esses procedimentos essenciais, reduzindo os impactos negativos das doenças oftalmológicas na qualidade de vida dos pacientes”, destacou.